Blog - Como Preparar uma Adega em Casa

Deslizar para a direita

2021-09-20

Como Preparar uma Adega em Casa

Se é apreciador de vinhos e já começa a ter uma quantidade de garrafas que necessita de organização, se calhar chegou o momento de começar a planear como os vai arrumar adequadamente, para que não percam qualidade e os possa apreciar devidamente.


Antes de preparar uma adega em casa, há 6 aspectos a considerar, que o poderão ajudar a colocar este projecto em prática eficazmente:


1- Escolha do Local

O tamanho das adegas varia em função do número de garrafas que pretende armazenar e do espaço existente. Uma adega em casa pode ser feita aproveitando um pequeno espaço numa cozinha ou sala que dê para colocar um armário ou estante. Em alternativa, é possível ocupar locais onde haja nichos e seja possível colocar garrafeiras, como por exemplo corredores, despensas ou vãos de escadas. Se tiver uma casa ou outra divisão disponível, poderá pensar então em planear uma adega de maior dimensão.


2- Iluminação

Os vinhos não devem estar expostos à luz directa do sol, nem à luz artificial, porque a luz acelera o seu envelhecimento e afectará a sua qualidade. Idealmente as garrafas deverão estar protegidas da luz, ou então como alternativa, poderá optar por uma iluminação embutida e indirecta. Outra possibilidade é colocar lâmpadas fluorescentes, que não incidam nas garrafas, ou caso tal não seja viável deverá apenas acendê-las pelo tempo extritamente necessário.


3 - Controlo da Humidade

As rolhas das garrafas de vinho são especialmente sensíveis à humidade. Quando a humidade está muito alta é possível a rolha criar fungos que a danificam. Por outro lado, quando a humidade é pouca a rolha pode ficar demasiado seca e rachar, deixando entrar o oxigénio na garrafa o que leva à oxidação do vinho, o que o poderá estragar por completo.

Os vinhos devem ser armazenados em locais com uma humidade média de 70%. Apesar disso, níveis entre 50% e 80%, ainda podem ser considerados seguros, por ser muito raro haver problemas.

Caso necessário, poderá utilizar humidificadores para manter os níveis de humidade controlados.


4 - Controlo da Temperatura

O ideal é quando se pode instalar a adega num local subterrâneo, que seja naturalmente fresco e húmido. Na maior parte dos casos isso é impossível, portanto se necessário, poderá instalar um ar condicionado, que regule a temperatura, de modo a situar-se entre os 13 °C a 15 °C, podendo oscilar entre os 12ºC e 16ºC, com uma pequena margem tanto para mais quanto para menos. As temperaturas acima dos 21º C farão com que os vinhos envelheçam muito rapidamente.


5 - Vibrações

A estabilidade dos vinhos é muito importante para a sua boa conservação, consequentemente convém escolher um local, afastado dos electromésticos. As vibrações destes aparelhos podem provocar pequenas fissuras, que permitem a entrada de ar nas garrafas, o que irá alterar o sabor do vinho ou até partir a garrafa.


6 - Organização das Garrafas e Acessórios

As garrafas de vinho devem ser armazenadas sempre na posição horizontal, para que a rolha se mantenha humedecida, evitando-se assim a deterioração dos vinhos. Por este motivo, é importante escolher módulos ou estantes que permitam esta forma de arrumação.

No garrafeiras.pt temos à sua disposição as gamas moderna, rústica e configurável, ou a de metalalumínio e madeira, que possibilitam esta forma de armazenamento através de compartimentos triangulares ou quadrados para várias garrafas, divisórias individuais e/ou prateleiras amovíveis.

As gamamodernarústica e  configurável possibilitam ainda a combinação de vários módulos ao seu gosto, proporcionando-lhe ainda as seguintes vantagens:

  • ⦁ seleccionar os formatos de arrumação que precisa;

  • ⦁ escolher armários ou compartimentos para guardar copos, decantadores, garrafas de licor ou de outros formatos;

  • ⦁ incluir uma gaveta para guardar acessórios como por exemplo: saca rolhas, bases para copos, anéis anti-gotas, cortadores de selos de segurança, doseadores e tampas para as garrafas de vinho.

  • ⦁ adquirir apenas os módulos necessários, tendo em conta a quantidade de garrafas que pretende armazenar.

Caso necessite de um projecto por medida, poderá ainda contactar-nos através do e-mail info@garrafeiras.pt, expondo a sua ideia e indicando as medidas do espaço, para que o possamos auxiliar.


Ponderando os 6 aspectos anteriormente mencionados, será possível definir quais serão as melhores opções para si. Poderá então deitar mãos à obra e começar a preparar a sua adega em casa, que certamente lhe irá proporcionar momentos inesquecíveis de lazer em família e com os amigos.

Voltar