Blog - Harmonizações com Vinhos do Douro

Deslizar para a direita

2021-07-05

Harmonizações com Vinhos do Douro

Na hora de escolher o melhor vinho para a sua refeição, deve ter em conta as características, tanto do prato, como da bebida. Esta regra vale também, obviamente, para os vinhos do Douro.

Os vinhos do Douro são muito variados, por isso, há que fazer a escolha certa. Para o ajudar nessa escolha, deixamos aqui uma lista para se guiar.


Aperitivos

Com os aperitivos como salmão fumado, fica bem um Douro Branco. Se forem amêndoas ou presunto, escolha antes um Douro Branco seco.


Entradas

Nas entradas temos diversas opções à escolha, dependendo do que se vai comer. Com salada, mariscos, frutos do mar e folhados, o Branco fica muito bem. Se optar por queijos moles, enchidos e carnes levemente salgadas, opte por um Douro Tinto. O tinto combina melhor com a riqueza destes alimentos. Já com patés, nozes e consommés, um Porto Tawny 10 anos é a melhor escolha. Finalmente, as sopas cremosas ficam bem acompanhadas com um Branco Seco.


Prato principal

Como já sabemos, os vinhos brancos harmonizam com comidas leves, enquanto os tintos acompanham comidas mais pesadas. Então, se o seu prato principal for de massas, peixe, sushi ou paelha, o que fica melhor é um Douro Branco. No entanto, se o peixe for gordo com molhos ou aves com molhos suaves, opte por um Porto Branco seco.

Os tintos acompanham pratos de carne vermelha, pato, risotos mais ricos e também bacalhau assado. Se preferir pratos de caça, rosbife ou bifes com molho picante, um LBV (Late bottled vintage) é a melhor escolha.


Sobremesa

Finalmente, a hora da sobremesa. A sua sobremesa tem chocolate negro? Harmonize com um Douro Vintage. Este vinho também acompanha bem frutos secos, queijos azuis envelhecidos, assim como queijos moles e amargos. Quem prefere um cheesecake, bolo ou mousse de chocolate, pode optar por um LBV. Já as saladas de frutas, o Porto Branco seco é a melhor escolha.


Já escolheu os pratos e os vinhos que vai incluir na sua refeição? Siga estas dicas e terá uma experiência maravilhosa! 

Foto de Jep Gambardella no Pexels
Voltar