Blog - Sabe como ler os rótulos dos vinhos?

Deslizar para a direita

2021-05-24

Sabe como ler os rótulos dos vinhos?

Com a vasta oferta de vinhos no mercado, torna-se importante saber ler os seus rótulos para podermos decidir qual escolher. É comum ficar um pouco confuso na hora de comprar um vinho, por isso seleccionámos algumas dicas para ler os rótulos com mais facilidade.

Verifique qual é a região

Ao saber em que zona do país o vinho foi produzido, provavelmente saberá também algo sobre a denominação, como vinhos regionais, generosos ou espumantes.

Ano da colheita

Este é o ano em que a vindima foi feita, não o ano em que saiu para o mercado. Por exemplo, as uvas podem ter sido colhidas em 2009, mas o vinho pode ter sido engarrafado em 2011 e saído para o mercado em 2013.

Veja qual é a casta

Normalmente é possível saber qual a casta ou castas usadas na produção do vinho. Se conhecer as castas, saberá quais as principais características daquele vinho.

Teor alcoólico

Todos os vinhos devem ter esta informação. O teor alcoólico difere conforme a região, castas, maturação da uva e processo de vinificação. Por norma, os vinhos brancos têm menos teor alcoólico.

Saiba qual a elaboração do vinho

Além de podermos saber qual o tipo de vinho, ainda podemos ter a informação do seu estilo, ou seja, se é produzido somente de uvas brancas, somente de uvas tintas ou com mistura das duas.

Em suma, ao ler atentamente o rótulo e tendo estes aspectos em conta, saberá escolher o vinho que mais se adequa ao seu gosto pessoal. Existem milhares de opções no mercado, é só saber como ler os rótulos e poderá usufruir dos seus vinhos favoritos!

Imagem de Carabo Spain por Pixabay 

Voltar